RJ: polícia desmonta app de transporte do tráfico de drogas

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (RJ) deflagrou, nesta sexta-feira (8), uma operação para desarticular um app de transporte clandestino criado pelo Comando Vermelho e utilizado para financiar o tráfico de drogas na Vila Kennedy, na Zona Oeste da capital. Segundo a corporação, mais de 300 mototaxistas estavam cadastrados no sistema, que gerava lucros mensais de até R$ 1 milhão para a organização criminosa.

As investigações revelam que os mototaxistas eram coagidos a instalar e utilizar o aplicativo, enquanto motoristas de outras plataformas eram impedidos de atuar na região. Com isso, moradores tinham o app clandestino como única opção de transporte. Batizado de Rotax Mobili, o aplicativo chegou a estar disponível para download na Google Play Store, mas foi retirado do ar, segundo a Veja.

Policial investigando objetos
Polícia Civil carioca deflagrou a operação nesta sexta-feira (8); houve prisões (Imagem: Divulgação/PCERJ)

Como funcionava o app milionário do crime

  • De acordo com a Polícia, o esquema era estruturado em dois núcleos:
    • Um dedicado à coerção e ao controle dos motoristas, mediante ameaças e extorsões;
    • E outro responsável por receber e administrar os valores arrecadados, destinados integralmente ao chefe do tráfico local.
  • O grupo de intimidação e coação faziam circular, entre os mototaxistas, mensagens como esta: “Só para lembrar que é para todos baixar. Quem não tiver com o aplicativo, infelizmente não vai trabalhar. Quem não baixar para estar se adaptando ao sistema, já pode parar de rodar”;
  • Os moradores até recebiam uma propaganda ao estilo dos apps oficiais: “O único aplicativo de viagens de carro e moto que passa pela barricada e te deixa na porta de casa”;
  • A operação, conduzida pelo Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), resultou em, pelo menos, quatro pessoas presas;
  • Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em comércios de fachada e residências localizadas na Zona Oeste do Rio, em Niterói (RJ) e no interior do Estado.

De acordo com a investigação, o app foi construído por programadores profissionais contratados pelos criminosos. Antes de a polícia desmontar o esquema, os bandidos queriam expandir a área de cobertura da plataforma para outras áreas sob controle da facção criminosa.

Leia mais:

Logo do aplicativo criminoso
Plataforma criminosa foi retirada do ar pela polícia (Imagem: Divulgação)

O Jornal Nacional ouviu moradores do bairro após a polícia desativar o aplicativo. Eles disseram que, mesmo sem o app, apenas motoristas autorizados pelos criminosos podem circular na região.

Situação pode continuar igual mesmo após operação

Em entrevista ao JN, o delegado responsável pelo caso, Alexandre Cardoso, deu uma dimensão do esquema. “Esse aplicativo funcionou por um período de três meses. Dentro desse período, eles coagiram de 300 a 400 mototaxistas“, explicou.

“Na verdade, o que eles estão vendendo é licença para você poder atuar no território que eles mandam. Internet, entregas, pessoas circulando, negócios, eles vão cada vez cobrar mais. E cada vez vai sofisticando também”, explicou, ao JN, Guaracy Mingardi, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Enquanto eles tiverem condições de manter o território sob seu controle, eles vão mudando a modalidade e podem criar outro aplicativo amanhã. Daí depois de amanhã é derrubado. Eles criam um outro, eles vão continuar fazendo enquanto puderem“, ressaltou Mingardi.

A ação foi coordenada pela 34ª DP (Bangu) e contou com o apoio do 2º Departamento de Polícia de Área (DPA), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e do Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI).

Pessoa mascarada com um celular no ouvido e mexendo em um notebook
Investigação aponta que plataforma foi feita por programadores profissionais contratados pelo crime organizado (Imagem: sirikuan07/Shutterstock)

O post RJ: polícia desmonta app de transporte do tráfico de drogas apareceu primeiro em Olhar Digital.

  • Related Posts

    Você perdeu

    RAM 2500 e 3500 2025 ganham mais potência e tecnologia

      Show do Guns N’ Roses em São José: Pista com metade do preço até 11/8

        Porta giratória pode deixar de ser obrigatória em bancos de São José

          Porta giratória pode deixar de ser obrigatória em bancos de São José

          Jovens ficam presos em banheiro de academia no bairro Forquilhinhas em São José e são resgatados pelos bombeiros

            Em Florianópolis, atropelamento com morte de cãozinho geram indiciamento de motorista e tutor; “observou pelo retrovisor”

              Biguaçu oferece 227 vagas gratuitas em cursos de línguas no Centro de Ensino Profissionalizante