Presidente Lula participa da inauguração da maior termelétrica a gás natural da América Latina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira, 28 de julho, a partir das 11h, da inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O empreendimento integra o maior parque de geração a gás natural da América Latina com 3 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

Com investimento de R$ 7 bilhões e 1,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada, a UTE GNA II responde por cerca de 10% da geração a gás natural da matriz elétrica nacional. A nova usina, capaz de atender 8 milhões de residências com energia segura e confiável, foi selecionada como projeto estratégico do Novo PAC, o programa de aceleração do crescimento do Governo Federal.

A presença do presidente Lula no evento reforça o compromisso do Governo Federal com a expansão da infraestrutura energética, o fortalecimento da indústria nacional e a geração de empregos qualificados. A cerimônia de inauguração conta com a participação dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Renan Filho (Transportes), Márcia Lopes (Mulheres), além de outras autoridades municipais, federais e estaduais.

USO DE HIDROGÊNIO – Durante a fase de construção da GNA II, foram gerados cerca de 10 mil empregos, com oferta de cursos de qualificação gratuitos. A usina opera em ciclo combinado, com eficiência superior a 60% e possibilidade de uso de até 50% de hidrogênio em sua operação. É um passo importante rumo à transição energética. Quase 100% da água utilizada é proveniente do mar, preservando recursos hídricos. 

A usina conta com quatro turbinas geradoras, sendo três a gás e uma a vapor, e opera em ciclo combinado, o que garante alta eficiência e redução de emissões. Cerca de 35% de sua capacidade instalada, o equivalente a 572 MW, são gerados sem consumo adicional de gás, dada sua eficiência superior a 60%. A planta foi projetada para operar com até 50% de hidrogênio em substituição ao gás natural, representando um passo importante rumo à transição energética.

COMPLEXO – As usinas GNA I e GNA II somam um investimento de R$ 12 bilhões e capacidade instalada de 3 GW, energia para atender cerca de 14 milhões de residências. No período de maior demanda das obras, geraram 22 mil empregos diretos. A inauguração posiciona o Brasil como detentor do maior e mais moderno parque de geração a gás da América Latina , reforçando o papel do gás natural como combustível fundamental para a transição energética, por sua confiabilidade e menor emissão de carbono.

  • Related Posts

    Lula entrega mais de 1,8 mil moradias em cinco estados: “O que o povo quer é dignidade”
    • agosto 2, 2025

    Mais de 7,5 mil pessoas foram beneficiadas com as chaves da casa própria, em empreendimentos localizados nos municípios de Pojuca e Paulo Afonso (BA), Horizonte (CE), Açailândia (MA), Teresina (PI) e Chapada de Areia (TO)

    Continue lendo
    Presidente Lula participa de entrega simultânea de moradias do Minha Casa, Minha Vida para mais de 7,5 mil brasileiros
    • agosto 2, 2025

    Cerimônia no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (1), vai beneficiar famílias em seis municípios da Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Tocantins

    Continue lendo

    Você perdeu

    Semana Motor1.com Brasil: polêmicas da BYD; Compass 2026 e mais

      Mulher “trancada” em apartamento se joga do 3º andar no bairro Sertão do Maruim, em São José

        Floripa Shopping tem espetáculo gratuito “O Rei da Selva” neste domingo (3)

          Floripa Shopping tem espetáculo gratuito “O Rei da Selva” neste domingo (3)

          Investimento milionário recupera dunas da Lagoa da Conceição em Florianópolis

            Shopping Itaguaçu em São José tem sorteio de Playstation 5 no Dia dos Pais

              Shopping Itaguaçu em São José tem sorteio de Playstation 5 no Dia dos Pais

              Florianópolis terá bloqueio viário no bairro Monte Verde por 10 dias a partir desta segunda (4)

                Florianópolis terá bloqueio viário no bairro Monte Verde por 10 dias a partir desta segunda (4)