Porto de Santos “se prepara para uma queda” após recorde de toneladas, diz presidente da APS

Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou em julho de 2025 a maior movimentação mensal de cargas da sua história, com mais de 17 milhões de toneladas em um único mês. Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Exclusivo CNBC o presidente da Associação Portuária de Santos, Anderson Pomini, aponta a influência do tarifaço neste recorde.

De acordo com ele, desde o anuncio das tarifas sobre as exportações brasileiras houve uma “corrida das cargas”, com um aumento de mais de 96% de algumas exportações que contribuiu para este volume, mas que o crescimento do agro também foi um fator relevante.

Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Portos públicos do Sul movimentam 9,9 milhões de toneladas em maio

“Tendo em vista o anúncio do tarifaço, os produtores que já tinham essas cargas prontas, eles correram para entregar para aproveitarem o preço atual, levando em consideração que a tarifa leva em consideração a data da entrada do produto no país”, explicou.

Ele apontou que os produtos mais exportados pelo Porto de Santos para os EUA são carne bovina, de frango, miúdos, café e suco de laranja e que essas exportações para os Estados Unidos representam um pouco mais de 20% de todas as cargas do porto. O principal cliente do Brasil e do porto é a China, representando 60% das exportações.

Além disso, ele aponta que o porto vem se preparando para altas e quedas durante muitos anos por conta da conexão com 200 países e 600 locais de destino que apresentam muitas particularidades e mudanças. “É um porto modular que se adapta justamente a essas oscilações, porque ele precisa se apresentar com eficiência para exportar os produtos e importar os industrializados”.

Ele também explica que esperam uma queda no volume de exportações, a partir de agora. “Da mesma forma que a gente teve a corrida para a entrega das cargas para aqueles produtos que já estavam em condições de entrega, é natural que agora, nesse mês, o porto se prepare para uma queda, principalmente para essas cargas, cujo destino eram os americanos.”

Em relação ao impacto das tarifas nas exportações, ele afirma que não será tão grande pela quantidade exportada para os americanos. “A gente vai ter uma percentagem de redução, em razão do tarifaço, mas isso não impacta no todo, levando em consideração que perto de 70%, um pouco mais de 60%, é destinado para esses outros 200 países, em especial para a Ásia, para a China e para parte da Europa”, finalizou.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming

O post Porto de Santos “se prepara para uma queda” após recorde de toneladas, diz presidente da APS apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

  • Related Posts

    Fora do tarifaço, aviação brasileira ainda demonstra receio com tensão política e novas medidas de Trump
    • agosto 7, 2025

    A feira de aviação de negócios mais importante da América Latina completou 20 anos. Mas a Labace, realizada até esta sexta (7) no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, não está conseguindo entregar a euforia que seria comum. Afinal, o Brasil mantém posição de destaque no mercado mundial. Em 2023, o país exportou US$ […]

    O post Fora do tarifaço, aviação brasileira ainda demonstra receio com tensão política e novas medidas de Trump apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

    Continue lendo
    Brasil é um dos países mais expostos ao tarifaço de Trump, aponta relatório da Moody’s
    • agosto 7, 2025

    Relatório divulgado nesta quarta-feira (6) pela agência de classificação de risco Moody’s Investors Service aponta que o Brasil está entre os países mais expostos às novas tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

    O post Brasil é um dos países mais expostos ao tarifaço de Trump, aponta relatório da Moody’s apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

    Continue lendo

    Você perdeu

    Podcast Motor1 285: IPI Verde Funcionou? Tivemos um BOOM nas Vendas em Julho?

      Teste GWM Haval H6 HEV One 2025: o híbrido que você também pode

        Galpão pega fogo no bairro Jardim Aquarius, em Palhoça, e ação rápida evita tragédia

          Vereadores pedem ação urgente para proteger antiga rodoviária de Florianópolis

            Avenida Presidente Kennedy ganha nova iluminação e transforma paisagem urbana em São José

              Whindersson Nunes leva novo espetáculo a São José no dia 30 de agosto