CEO da Intel rebate ameaça de Trump em carta a funcionários

O CEO da Intel, Lip-Bu Tan, respondeu nesta quinta-feira (8) ao que chamou de “desinformação” sobre suas funções anteriores, após o presidente dos EUA, Donald Trump, pedir sua renúncia e levantar questões éticas.

“Quero deixar absolutamente claro: em mais de 40 anos de carreira, construí relações pelo mundo inteiro e dentro do nosso ecossistema diverso – e sempre atuei dentro dos mais altos padrões legais e éticos”, afirmou Tan em um comunicado enviado aos funcionários.

O pedido de Trump coincidiu com questionamentos do senador Tom Cotton, republicano do Arkansas, sobre os “vínculos do CEO com empresas chinesas” e possíveis riscos para a segurança dos EUA.

“A Intel tem a obrigação de zelar pelo dinheiro dos contribuintes americanos e de cumprir todas as regras de segurança vigentes”, escreveu Cotton. “As ligações do senhor Tan levantam dúvidas sobre a capacidade da Intel de cumprir essas obrigações.”

No mesmo documento, Cotton também citou um caso criminal envolvendo a Cadence Design Systems, que teria feito remessas ilegais de produtos para a China, e perguntou se a Intel fez Tan se desfazer de investimentos em fabricantes de chips ligadas ao Partido Comunista Chinês. Tan trabalhou mais de dez anos na Cadence e foi CEO da empresa.

Posicionamento da Intel e alinhamento com a Casa Branca

Tan disse que a Intel está em contato com a Casa Branca para tratar do episódio e afirmou apoiar o compromisso do presidente em “defender a segurança nacional e econômica dos Estados Unidos”. Segundo ele, o conselho da empresa está “totalmente alinhado” com o plano de transformação da Intel.

A tensão chegou ao limite nesta quinta-feira (8), quando Trump pediu publicamente a saída imediata de Tan do cargo de CEO, em mensagem no Truth Social, chamando-o de “altamente conflitante”. Depois, as ações da Intel caíram 3% no dia.

Histórico recente da liderança na Intel e análises do mercado

Tan assumiu o comando da Intel em março, substituindo Pat Gelsinger, que foi afastado pelo conselho em dezembro após não conseguir reverter a situação delicada da fabricante de chips.

Em relatório divulgado nesta quinta-feira (8), a analista Stacy Rasgon, da Bernstein, afirmou que a empresa não considera Tan “conflitante”, mas que as ligações dele com a China “pegam mal”, especialmente considerando quem está hoje na Casa Branca.

“Infelizmente, ao contrário de outros CEOs de tecnologia, Lip-Bu não parece ter cultivado um relacionamento pessoal com Trump que pudesse amenizar a irritação do presidente”, escreveu Rasgon. Trump também pode estar decepcionado com decisões recentes da empresa, como o corte de alguns projetos de fundição de chips.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

O post CEO da Intel rebate ameaça de Trump em carta a funcionários apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

  • Related Posts

    Você perdeu

    RAM 2500 e 3500 2025 ganham mais potência e tecnologia

      Show do Guns N’ Roses em São José: Pista com metade do preço até 11/8

        Porta giratória pode deixar de ser obrigatória em bancos de São José

          Porta giratória pode deixar de ser obrigatória em bancos de São José

          Jovens ficam presos em banheiro de academia no bairro Forquilhinhas em São José e são resgatados pelos bombeiros

            Em Florianópolis, atropelamento com morte de cãozinho geram indiciamento de motorista e tutor; “observou pelo retrovisor”

              Biguaçu oferece 227 vagas gratuitas em cursos de línguas no Centro de Ensino Profissionalizante