
O primeiro tsunami de um enorme terremoto registrado no extremo leste da Rússia, que provocou alertas em todo o Pacífico, foi observado no norte do Japão, com cerca de 30 centímetros de altura, informou a emissora NHK nesta quarta-feira (30, data local).
A onda atingiu a principal ilha do norte, Hokkaido, e a NHK alertou que as próximas podem ser muito maiores.
Mais cedo, a agência meteorológica do Japão informou que ondas de até três metros eram esperadas por toda a costa norte e leste do Japão, até Wakayama, ao sul de Osaka.
Rússia registra diversos feridos no extremo leste após terremoto próximo à costa
Várias pessoas ficaram feridas no extremo leste da Rússia quando um poderoso terremoto de magnitude 8,7 foi registrado perto da costa na manhã desta quarta-feira (30, data local), informou a mídia estatal.
“Infelizmente, há pacientes que ficaram feridos durante o terremoto […] Todos os pacientes estão em condição satisfatória. Nenhum ferimento grave foi relatado até o momento”, disse Oleg Melnikov, ministro da Saúde da região administrativa de Kamchatka, citado pela agência de notícias estatal TASS.
Japão eleva alerta de tsunami para 3 metros por terremoto na Rússia
A agência meteorológica do Japão aumentou, nesta quarta-feira (30, data local) seu alerta de tsunami pelo terremoto de magnitude 8,7 em frente ao litoral da Rússia, ao assinalar que são esperadas ondas de até três metros.
A previsão indica que as ondas devem chegar ao litoral japonês entre 10h e 11h30 locais (22h e 23h30 da terça-feira em Brasília), informou a autoridade meteorológica japonesa.
Terremoto próximo à Rússia provoca alertas de tsunami em países do Pacífico Norte
Um terremoto de magnitude 8,0 atingiu nesta terça-feira (29) a costa leste da Rússia, próximo à Península de Kamchatka, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi localizado a 136 km a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de 19 km.
Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, de olho em negociações entre China e EUA
Após o tremor, autoridades norte-americanas emitiram um alerta de tsunami para áreas do Oceano Pacífico, incluindo o estado do Alasca. O Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos EUA recomendou monitoramento contínuo das condições oceânicas e orientações das autoridades locais.
No Japão, a Agência Meteorológica também emitiu um alerta de tsunami para a costa do Pacífico do país, com previsão de ondas de até 1 metro de altura. O aviso foi divulgado às 8h37 no horário local de quarta-feira (30), correspondente às 20h37 de terça-feira (29) em Brasília. “Tsunamis ocorrerão repetidamente. Não entre no mar e mantenha distância da costa até que o alerta seja retirado”, informou o comunicado oficial da agência no X (antigo Twitter).
Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos estruturais significativos nas regiões afetadas. Autoridades seguem monitorando os desdobramentos.
—
ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
O post Primeiro tsunami de 30 cm é observado no Japão apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.