Presidente Lula institui nova Estratégia Nacional de Cibersegurança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 12.574, que institui a nova Estratégia Nacional de Cibersegurança (E-Ciber). O objetivo é fortalecer a proteção de cidadãos, empresas e instituições públicas contra ameaças digitais, além de ampliar a capacidade do Brasil em prevenir, responder e se recuperar de incidentes cibernéticos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 5 de agosto.

A E-Ciber está estruturada em quatro eixos temáticos: proteção e conscientização da sociedade; segurança e resiliência de serviços essenciais e infraestruturas críticas; cooperação e integração entre órgãos públicos e privados; e soberania nacional e governança. As ações previstas serão detalhadas no futuro Plano Nacional de Cibersegurança, que trará iniciativas específicas, cronogramas e mecanismos de governança.

Entre as medidas, estão ações de conscientização para o uso seguro da internet, com atenção especial a crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade; fortalecimento da segurança de setores estratégicos como energia, telecomunicações e saúde; estímulo à cooperação internacional no combate ao cibercrime; e incentivo à formação e qualificação de profissionais brasileiros na área.

COMITÊ — A coordenação da Estratégia ficará a cargo do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), criado em dezembro de 2023 e presidido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, com participação de órgãos públicos e representantes da sociedade.

O CNCiber integra 25 instituições, das quais 16 são ligadas ao governo e 9 representam a sociedade (sendo 3 entidades relacionadas a direitos digitais, 3 de ciência e tecnologia, e 3 empresariais). De acordo com o decreto da E-Ciber, as cerca de 40 ações estratégicas previstas serão desdobradas em iniciativas estratégicas descritas em Planos Nacionais de Cibersegurança, atualizados periodicamente pelo comitê.

A medida representa um avanço significativo na cibersegurança e na resiliência de serviços essenciais e de infraestruturas críticas, e um passo importante para a soberania digital do país.

  • Related Posts

    Governo Federal dará atenção especial às empresas que mais dependem do mercado dos EUA em suas exportações
    • agosto 9, 2025

    Segundo o vice-presidente, Geraldo Alckmin, diálogos bilaterais pretendem reduzir a alíquota de 50% e excluir o máximo de setores possíveis

    Continue lendo
    PL do licenciamento: com vetos, governo garante proteção ambiental e segurança jurídica
    • agosto 9, 2025

    Após avaliação técnica e jurídica, presidente veta 63 trechos do texto. Executivo enviará ao Congresso um novo projeto de lei, com urgência constitucional, propondo redações ajustadas a pontos essenciais. Lula ainda assinou MP que confere eficácia imediata à Licença Ambiental Especial

    Continue lendo

    Você perdeu

    RAM 2500 e 3500 2025 ganham mais potência e tecnologia

      Show do Guns N’ Roses em São José: Pista com metade do preço até 11/8

        Porta giratória pode deixar de ser obrigatória em bancos de São José

          Porta giratória pode deixar de ser obrigatória em bancos de São José

          Jovens ficam presos em banheiro de academia no bairro Forquilhinhas em São José e são resgatados pelos bombeiros

            Em Florianópolis, atropelamento com morte de cãozinho geram indiciamento de motorista e tutor; “observou pelo retrovisor”

              Biguaçu oferece 227 vagas gratuitas em cursos de línguas no Centro de Ensino Profissionalizante