
Por: Rivail Oliveira
São Paulo, SP , 09 (AFI) – Com expectativa de casa cheia, a Portuguesa recebe o Mixto neste sábado (9), às 16h, no estádio Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé), precisando vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar às oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D.
No jogo de ida, realizado no último sábado (2), no estádio Dutrinha, em Cuiabá (MT), o Mixto venceu por 1 a 0, em partida equilibrada. O único gol foi marcado por Gilvan, de pênalti, ainda no primeiro tempo.
Se a Lusa vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. O Mixto, por sua vez, joga por um empate. A partida vale pela chave 11 da segunda fase, e o vencedor enfrentará quem passar do confronto entre Joinville (SC) e Cianorte (PR) — que empataram por 1 a 1 na ida e decidem a vaga neste domingo (10), às 15h, no estádio Albino Turbay, no Paraná.
COMO VEM A PORTUGUESA
O técnico Cauan de Almeida terá uma baixa confirmada: o meia Marcelo Freitas, com desconforto na coxa, está fora da partida. A tendência é que Igor Torres seja mantido e Cristiano atue mais adiantado.
“Tivemos chances claríssimas para sair com um resultado melhor no primeiro jogo. A principal lição é sermos mais eficientes. Vamos trabalhar muito bem essa semana para chegarmos preparados e mantermos os 100% em casa”, destacou Cauan.
O treinador também reforçou a importância do apoio da torcida no Canindé:
“Tenho certeza que nossa torcida vai comparecer em peso. Quero convidar todos para estarem conosco, passando energia positiva. Vamos lutar juntos pela classificação.”
O atacante e capitão Cristiano também convocou os torcedores:
“É uma guerra, e o torcedor é o nosso maior aliado. Precisamos do apoio, da vibração, da pressão. O Canindé precisa ser o nosso caldeirão, onde o adversário sinta que aqui não vai ser fácil.”
COMO VEM O MIXTO
O Mixto, que venceu o primeiro jogo por 1 a 0, vem a São Paulo confiante, mas alerta. O técnico Lucas Isotton reforçou a importância da concentração:
“Passei confiança e tranquilidade, mas também atenção máxima. Eles têm um time competitivo, mas estamos focados, preparados para buscar a classificação.”
Isotton ainda elogiou a solidez defensiva do Tigre da Vargas, que não sofre gols há cinco partidas:
“Se mantivermos essa solidez defensiva, estaremos classificados. Precisamos ajustar melhor as transições, mas estamos prontos.”
O Mixto não tem baixas por lesão ou suspensão e deve ir a campo com força máxima.
LUSA APOSTA NA TORCIDA
Para transformar o Canindé em um “caldeirão”, a Portuguesa manteve a promoção de ingressos gratuitos para sócios do plano “Free”, do programa Somos Lusa. No último jogo, contra o Boavista, o estádio recebeu quase 5 mil torcedores, e o número de sócios saltou de 2.200 para 8.200 em apenas três dias.
📌 Para garantir o ingresso:
- Acesse www.somoslusa.com.br
- Cadastre-se gratuitamente no plano Free
- Faça o check-in no app Somos Lusa Play até sexta-feira (8), às 16h
Após esse horário, não será mais possível garantir entrada gratuita.
NÚMEROS DA CAMPANHA
PORTUGUESA
- 15 jogos
- 30 pontos
- 9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas
- 22 gols marcados / 13 sofridos
- Aproveitamento: 71,4%
EM CASA
- 7 vitórias em 7 jogos (100%)
- Gols pró: 14 | Gols contra: 5
- Principais resultados:
- 2×1 Maricá
- 2×1 Pouso Alegre
- 3×0 Boavista
- 1×0 Nova Iguaçu
MIXTO
- 15 jogos
- 27 pontos
- 7 vitórias, 6 empates, 2 derrotas
- 23 gols marcados / 13 sofridos
- Aproveitamento: 57%
FORA DE CASA
Perdeu apenas para Ceilândia (1×2)
7 jogos | 2 vitórias, 4 empates, 1 derrota
Gols pró: 10 | Gols contra: 7
Principais resultados:
Venceu Goiânia (3×1) e Porto Velho (3×0)
Empatou com Aparecidense (0x0), Luverdense (0x0), Capital (1×1), Goianésia (2×2)
FICHA TÉCNICA


-
Fase: - 2ª
-
Rodada: - 2ª
-
Data: - 09/08/2025
-
Horário: - 16:00
-
Árbitro: - Roger Goulart (RS)
-
Assistentes: - Leirson Peng Martins (RS) e Claiton Timm (RS)
-
Estádio: - Canidé
-
Local: - São Paulo (SP)