No dia que Trump assinou o tarifaço, ‘ele decretou o fim de algumas empresas’, diz economista

Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Exclusivo CNBC, Roberto Troster, economista e sócio da Troster e Associados, analisou os impactos das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, para os setores da economia brasileira e sobre o plano de contingência do governo.

Troster afirma que, para que o governo brasileiro possa divulgar um plano de contingência efetivo contras as tarifas, é preciso “analisar todas as exportações, todos os balanços das empresas”, além de verificar quanto é exportado para os Estados Unidos de cada setor para “não dar subsídio demais para alguns e de menos para outros”.

Leia mais:
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Empresas brasileiras defendem negociação e rejeitam retaliação a tarifas dos EUA, revela pesquisa da Amcham

Isso justificaria a demora do governo em divulgar quais medidas serão tomadas, de acordo com ele. Porém, em sua análise, ele afirma que o que poderia ser feito era atrasar alguns impostos e taxas e fazer um crédito subsidiado, com limites divido à dividia atual do país.

Além disso ele afirma que o cenário atual pode representar uma oportunidade para algumas empresas brasileiras. “É começar a repensar o comércio exterior brasileiro, começar a repensar a indústria brasileira, começar a repensar o setor de serviços. Nós temos muito potencial. Em algumas crises, a gente conseguiu superar e sair mais forte do que entrou”, explica.

Troster afirma que alguns setores conseguirão se “ajustar” mais rapidamente que outros, dependendo de quanto é exportado para os EUA daquela indústria e se os produtos enviados são coisas que outros países podem comprar. Ele aponta a indústria como o setor a ser mais afetado pelo tarifaço.

Ele também avalia que no dia em que foi decretado o tarifaço, “ele [Trump] decretou o fim de algumas empresas”.

Agora, o que deve ser feito, segundo ele, é correr atrás do médio e longo prazo, já que os prejuízos no curto prazo são quase inevitáveis. Para alguns, ele afirma que “é um grande incentivo para aumentar outros laços comerciais”, mas que, agora, o que deve ser feito é correr atrás do médio e longo prazo, já que os prejuízos no curto prazo são quase inevitáveis.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

O post No dia que Trump assinou o tarifaço, ‘ele decretou o fim de algumas empresas’, diz economista apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

  • Related Posts

    Você perdeu

    RAM 2500 e 3500 2025 ganham mais potência e tecnologia

      Show do Guns N’ Roses em São José: Pista com metade do preço até 11/8

        Porta giratória pode deixar de ser obrigatória em bancos de São José

          Porta giratória pode deixar de ser obrigatória em bancos de São José

          Jovens ficam presos em banheiro de academia no bairro Forquilhinhas em São José e são resgatados pelos bombeiros

            Em Florianópolis, atropelamento com morte de cãozinho geram indiciamento de motorista e tutor; “observou pelo retrovisor”

              Biguaçu oferece 227 vagas gratuitas em cursos de línguas no Centro de Ensino Profissionalizante