
Por: Rivail Oliveira
Monte Azul Paulista, SP , 18 (AFI) – Um confronto decisivo para o futuro de paulistas e sul-mato-grossenses na Série D do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (19), às 15h, Atlético Monte Azul e Operário de Campo Grande-MS se enfrentam no Estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista, pela 13ª e penúltima rodada do Grupo A7.
Com campanhas irregulares e fora do G4, as equipes encaram o duelo como um verdadeiro “último respiro” na briga por uma vaga na próxima fase.
SITUAÇÃO NA TABELA
O Monte Azul é o sexto colocado com 11 pontos em 12 rodadas, somando duas vitórias, cinco empates e cinco derrotas — com 10 gols marcados e 15 sofridos, o time tem 30% de aproveitamento. O Galo Alvinegro, atual campeão sul-mato-grossense, apresenta exatamente os mesmos números: 11 pontos, duas vitórias, cinco empates, cinco derrotas, 11 gols marcados, 19 sofridos e também 30% de aproveitamento.
O detalhe crucial é a distância de cinco pontos para o G4. O Uberlândia, primeiro dentro da zona de classificação com 16 pontos, enfrenta a Inter de Limeira em casa. Já o Cianorte, também com 16, recebe o Itabirito no Paraná. Assim, quem vencer em Monte Azul Paulista segue vivo na briga, desde que conte com tropeços dos concorrentes diretos.
RETROSPECTO RECENTE
O Monte Azul venceu o Cascavel fora de casa na 10ª rodada (1 a 0), mas tropeçou nas duas seguintes: perdeu para o Cianorte por 2 a 0 e para a Inter de Limeira, em casa, por 1 a 0, complicando sua situação na tabela.
O Operário vinha de vitória sobre o Goiatuba (2 a 1), mas empatou nas duas últimas rodadas: 1 a 1 com o Itabirito fora e novamente 1 a 1 diante do Uberlândia, no estádio Jacques da Luz. No confronto do primeiro turno, em 26 de abril, em Campo Grande, Operário e Monte Azul empataram em 1 a 1, com gols de Everton Amaro para os mandantes e Richarlyson para os visitantes.
COMO VEM O AZULÃO
O técnico Kinho Forgiarini terá os retornos de Wanderson, Cezane e Davisson, que cumpriram suspensão na rodada anterior. Por outro lado, terá baixas importantes: Kevin, Euller, Keven e Pingo estão suspensos, e o atacante Sales foi emprestado ao Botafogo-PB.
“Matematicamente ainda temos chances na Série D. Precisamos vencer o Operário e, depois, ver o que será necessário para nos classificarmos. Tivemos uma grande oportunidade contra a Inter, jogamos todo o segundo tempo com um a mais e não conseguimos marcar. Em um contra-ataque, eles aproveitaram e nos venceram”, avaliou Kinho.
O GALO DE MS
No Operário, o técnico Raphael Pereira não terá suspensos em relação ao time que empatou com o Uberlândia. O clima é de decisão: o grupo trata a partida como a última chance na competição nacional. A principal novidade é a saída do atacante Théo Lanza, revelado pelo Guarani, que deixou o clube nesta semana.
A delegação do Galo viajou cerca de 700 km de ônibus até Monte Azul Paulista.
“Sabemos das dificuldades, não é fácil. Mas, desde que cheguei ao Operário, sabia que lutaríamos até o fim”, declarou Raphael Pereira.
FICHA TÉCNICA


-
Fase: - 1ª
-
Rodada: - 13ª
-
Data: - 19/07/2025
-
Horário: - 15:00
-
Árbitro: - Murilo Augusto Amoras de Almeida (PA)
-
Assistentes: - Rafael Bastos Cardoso (PA) e Ederson Brito de Albuquerque (PA)
-
Estádio: - Otacília Patricio Arroyo
-
Local: - Monte Azul Paulista (SP)