Governo Trump quer readmitir trabalhadores de segurança nuclear, mas não sabe como encontrá-los

O governo de Donald Trump demitiu um grande número de servidores públicos, e muitas dessas demissões não foram feitas por um chefe, presencialmente, mas, sim, por e-mail.

Uma parte dessas demissões foi comandada pelo Departamento de Eficiência Governamental (Doge), o órgão liderado por Elon Musk.

Entre os demitidos estão alguns funcionários da Agência Nacional de Segurança Nuclear (NNSA, na sigla em inglês). Só que, dias depois, o governo decidiu readmiti-los. O problema é que a gestão atual não conseguia localizar os ex-funcionários, porque não tinham as informações de contato.

Num e-mail enviado aos funcionários da NNSA, os funcionários responsáveis por chamar os demitidos escreveram: “As cartas de demissão de alguns funcionários em estágio probatório da NNSA estão sendo rescindidas, mas não temos uma boa maneira de entrar em contato com eles”.

A mensagem fala sobre ex-funcionários que foram demitidos na quinta-feira (13) e perderam acesso às suas contas de e-mail do governo federal.

A NNSA, que faz parte do Departamento de Energia e supervisiona o arsenal nuclear do país, tentou sem sucesso entrar em contato diretamente com esses funcionários e pediu aos destinatários do e-mail: “Por favor, trabalhe com seus supervisores para enviar essas informações (assim que as obtiver) para os e-mails de contato pessoal das pessoas”.

Os e-mails foram enviados após todos funcionários públicos da NNSA receberem avisos de rescisão na noite de quinta-feira, de acordo com uma fonte próxima. A mensagem com a notificação de rescisão vinha descrita com o assunto: “Notificação de rescisão durante período probatório/experimental”.

A NNSA tem responsabilidade na projeção, construção e supervisão do estoque de armas nucleares dos EUA.

Os avisos de rescisão, que diziam “em vigor hoje”, chegaram poucas horas depois de um drone russo atingir a usina de Chernobyl, na Ucrânia. A NNSA rastreia os riscos nucleares na Ucrânia, inclusive através de sistemas de sensores.

O governo Trump realizou demissões em massa em todo o governo federal na última semana, cortando em especial os empregos de funcionários classificados como “probatórios”.

Funcionários voltam, mas vão procurar outro emprego

O Departamento de Segurança Interna foi um dos mais afetados pela onda de demissões; mais de 400 pessoas foram informadas de que os seus empregos foram cortados.

Uma especialista em segurança nuclear do departamento demitida na quinta-feira disse à NBC News que seu e-mail ainda estava bloqueado, mas seu gerente ligou para informá-la de que sua “demissão foi rescindida” e para se apresentar ao trabalho na terça-feira.

Ela disse que voltará, mas vai continuar procurando trabalho e, se encontrar, vai embora.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

O post Governo Trump quer readmitir trabalhadores de segurança nuclear, mas não sabe como encontrá-los apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

  • Relacionadas

    Quanto o acidente com Boeing da Air India impacta o setor aéreo?

    Ações da Boeing encerraram o dia com queda de aproximadamente 5%, refletindo a apreensão dos investidores diante do episódio.

    O post Quanto o acidente com Boeing da Air India impacta o setor aéreo? apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

    Juiz barra ação de Trump e impede uso da Guarda Nacional em Los Angeles

    Decisão judicial ocorre após dias de manifestações em várias cidades americanas e intensifica o embate entre a Casa Branca e o governo da Califórnia.

    O post Juiz barra ação de Trump e impede uso da Guarda Nacional em Los Angeles apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.