O céu não é mais o limite para quem sonha em fazer parte da ciência espacial. O Projeto Meninas na Ciência, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com inscrições abertas para formar novas equipes femininas que participarão da próxima fase do Programa Caça Asteroides. A ação é realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC), que atua junto à NASA.
Podem participar mulheres e meninas a partir de 13 anos, de qualquer lugar do Brasil, independentemente do nível de ensino. O único requisito é ter acesso a um computador com sistema Windows e internet. A maior parte das atividades será feita online, o que torna o projeto acessível a participantes de todas as regiões. Para quem vive em Florianópolis ou na região, há ainda a possibilidade de utilizar os equipamentos do laboratório de informática do Departamento de Física da UFSC, no campus da Trindade.
As inscrições vão até o dia 12 de agosto e as vagas são limitadas, preenchidas por ordem de inscrição. A previsão é que os treinamentos comecem no dia 18 de agosto, e a primeira campanha de análise de dados astronômicos siga até 12 de setembro. Quem não conseguir entrar na primeira fase, poderá participar da campanha de setembro, prevista para começar no dia 15. A dedicação média é de duas a três horas por semana.
Nos últimos dois anos, o Projeto Meninas na Ciência formou mais de 100 participantes e já acumula 18 detecções de asteroides reais. Além da experiência prática e científica, as integrantes recebem certificado e concorrem a medalhas de participação.
As equipes serão treinadas para analisar imagens do espaço em busca de asteroides ainda não catalogados. Cada participante contribui com as análises e pode ser creditada pelas descobertas. Trata-se de uma oportunidade única de fazer parte de uma pesquisa científica reconhecida internacionalmente, promovendo a inclusão feminina na ciência e na astronomia.
Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis na página oficial do Projeto Meninas na Ciência da UFSC. Essa é a chance de fazer parte de uma missão que une ciência, educação e protagonismo feminino, diretamente de Florianópolis para o universo.
Saiba mais na página do projeto Meninas na Ciência da UFSC
Compartilhe essa informação com quem precisa saber!
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
O post Florianópolis: UFSC forma equipes femininas para caça de asteroides no Projeto Meninas na Ciência apareceu primeiro em Agora Floripa – As últimas notícias de Florianópolis e região.