Espionagem? Anthropic bloqueia OpenAI por usar Claude para melhorar ChatGPT

A Anthropic cortou o acesso da OpenAI ao seus modelos de inteligência artificial (IA) Claude, segundo fontes ouvidas pela revista Wired.

A decisão veio após relatos de que a desenvolvedora do ChatGPT estaria usando o Claude para comparações internas com seus próprios modelos, incluindo testes de desempenho em tarefas como programação, escrita e segurança.

OpenAI usava Claude Code para aperfeiçoar o GPT-5, diz porta-voz da Anthropic

De acordo com Christopher Nulty, porta-voz da Anthropic, a equipe técnica da OpenAI usava o Claude Code – ferramenta de programação com IA da empresa – antes do lançamento do GPT-5.

chatgpt
OpenAI teria usado IA de programação da Anthropic para aperfeiçoar GPT-5, próximo modelo de IA do ChatGPT (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

Fontes indicam que a OpenAI conectava o Claude a ferramentas internas usando acesso de desenvolvedor (API), ao invés da interface convencional de chat.

Isso permitia testes detalhados para comparar o desempenho do Claude com os modelos próprios da OpenAI, tanto em tarefas criativas quanto em segurança.

Esses testes também incluíam análises de como o Claude reagia a comandos sensíveis, como temas relacionados a abuso infantil, automutilação e difamação.

  • As comparações permitiam à OpenAI ajustar seus próprios modelos com base nas respostas observadas.

Isso, segundo Nulty, infringe regras comerciais da plataforma. Os termos da Anthropic proíbem o uso de seus serviços para desenvolver produtos concorrentes, treinar modelos de IA rivais ou fazer engenharia reversa.

Bloqueio de acesso a APIs

A prática de bloquear o acesso de APIs entre concorrentes é comum no setor de tecnologia. Exemplos passados incluem o Facebook bloqueando o Vine e a Salesforce limitando o uso da API do Slack.

anthropic
Anthropic já tinha cortado acesso da startup Windsurf após rumores de que a startup seria comprada pela OpenAI (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

A própria Anthropic já havia cortado o acesso da startup Windsurf, após rumores de aquisição por parte da OpenAI. Segundo o diretor científico Jared Kaplan, seria estranho vender o Claude para a OpenAI.

Seja como for, a decisão ocorre justamente quando a OpenAI estaria se preparando para lançar o GPT-5, um modelo que, segundo rumores, terá desempenho superior em tarefas de programação.

Apesar do bloqueio, a Anthropic informou que ainda permitirá à OpenAI o uso do Claude para avaliações de benchmark e segurança – usos que considera legítimos dentro do contexto da pesquisa e desenvolvimento responsável em IA.

A OpenAI, por sua vez, classificou o uso como algo “padrão da indústria” e lamentou a decisão da Anthropic. “Embora respeitemos a decisão da Anthropic de cortar nosso acesso à API, é decepcionante, considerando que nossa API continua disponível para eles.”

Leia mais:

Pesquisa revela a IA preferida das empresas (spoiler: não é o ChatGPT)

A Anthropic ultrapassou a OpenAI e agora lidera o mercado corporativo de modelos de linguagem, com 32% de participação por uso, segundo um relatório da Menlo Ventures divulgado nesta semana.

claude
Ampliando as capacidades do Claude, a Anthropic ganhou popularidade no mundo corporativo (Imagem: gguy/Shutterstock)

A OpenAI aparece em segundo lugar, com 25%. Essa mudança marca uma reviravolta significativa em relação a 2023, quando a OpenAI dominava com 50% e a Anthropic tinha apenas 12%.

Novas versões do Claude impulsionam a Anthropic

  • A ascensão da Anthropic é ainda mais expressiva no segmento de codificação, onde detém 42% do uso corporativo — o dobro da OpenAI, que possui 21%;
  • O salto de adoção é atribuído principalmente ao lançamento dos modelos Claude 3.5 Sonnet, em junho de 2024, e Claude 3.7 Sonnet, em fevereiro de 2025;
  • Os novos modelos impulsionaram a popularidade da startup entre empresas e desenvolvedores.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.

O post Espionagem? Anthropic bloqueia OpenAI por usar Claude para melhorar ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.

  • Related Posts

    Você perdeu

    Semana Motor1.com Brasil: polêmicas da BYD; Compass 2026 e mais

      Mulher “trancada” em apartamento se joga do 3º andar no bairro Sertão do Maruim, em São José

        Floripa Shopping tem espetáculo gratuito “O Rei da Selva” neste domingo (3)

          Floripa Shopping tem espetáculo gratuito “O Rei da Selva” neste domingo (3)

          Investimento milionário recupera dunas da Lagoa da Conceição em Florianópolis

            Shopping Itaguaçu em São José tem sorteio de Playstation 5 no Dia dos Pais

              Shopping Itaguaçu em São José tem sorteio de Playstation 5 no Dia dos Pais

              Florianópolis terá bloqueio viário no bairro Monte Verde por 10 dias a partir desta segunda (4)

                Florianópolis terá bloqueio viário no bairro Monte Verde por 10 dias a partir desta segunda (4)