Críticas ao Congresso dominam redes sociais após votações sobre o IOF, diz Quaest

4,4 milhões. Este foi o número de menções ao Congresso Nacional e às disputas entre o Executivo e o Legislativo nas redes sociais desde o último dia 24, segundo um levantamento divulgado pela Quaest nesta sexta-feira (4).

Neste período, segundo o instituto de pesquisas, o alcance estimado médio foi de 32 milhões de contas por hora. Do total de interações, 61% apresentaram tom crítico ao Congresso, enquanto 11% foram positivas e 28% neutras.

Votação sobre IOF impulsiona campanha contra parlamentares

A partir de 25 de junho, o volume de menções aumentou com a votação contrária à taxação do IOF. Nesse período, a hashtag #InimigosDoPovo concentrou mais de 300 mil menções.

Um novo pico de críticas ocorreu entre 30 de junho e 3 de julho, com publicações direcionadas ao presidente da Câmara, Hugo Motta. A manifestação na Faria Lima também foi destaque.

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Baixa associação das críticas ao governo Lula

Diferentemente de episódios anteriores, as menções críticas foram majoritariamente direcionadas ao Congresso, com pouca associação ao presidente Lula, de acordo com a Quaest.

Apenas 15% das interações mencionaram diretamente o presidente. Do total, 31% tiveram tom negativo, índice inferior aos registrados em momentos como o escândalo do INSS (77% de menções negativas) e o aumento do IOF (76% de menções negativas).

“O conteúdo positivo vem de defesas à sua atuação e críticas às decisões do Congresso, indicando que Lula não é o foco central do desgaste atual”, diz a Quaest.

Governistas lideram volume de publicações

No período analisado, 119 parlamentares governistas publicaram 741 conteúdos relacionados às discussões sobre tributação. Por outro lado, 112 parlamentares da oposição realizaram 378 publicações.

O cenário contrasta com episódios anteriores, nos quais a oposição liderava em volume e repercussão digital.

Disputa digital aponta virada de cenário

Para a Quaest, a mobilização nas redes indica uma vantagem momentânea do governo nas disputas narrativas. O cenário difere do primeiro semestre de 2025, quando a aprovação digital do governo apresentava tendência de queda.

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