Casamento com multa? Cláusulas patrimoniais viram tendência em pactos no Brasil

A novela Vale Tudo, atualmente em reprise na TV Globo, reacendeu uma discussão que ultrapassa o universo da ficção: cláusulas que preveem multas em caso de traição ou separação estão cada vez mais presentes nos pactos antenupciais celebrados em cartório. A tendência, antes restrita a casamentos com grandes fortunas ou questões sucessórias, tem ganhado força em diferentes perfis de união.

De acordo com o relatório Cartórios em Números – 6ª edição (2024), mais de 855 mil pactos foram lavrados entre 2006 e setembro de 2024 no Brasil. Somente em 2023, foram registrados 55.931 atos desse tipo. Em São Paulo, os números vêm crescendo: no primeiro semestre de 2025, foram contabilizados 7.074 registros — um aumento em relação ao mesmo período de 2024, que somou 6.453.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O pacto antenupcial é obrigatório quando os noivos optam por um regime de bens diferente da comunhão parcial, e permite que cláusulas específicas sejam estipuladas de comum acordo. Entre elas, compensações financeiras em caso de rompimento. Segundo o tabelião de notas Andrey Guimarães Duarte, vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, essas cláusulas são juridicamente válidas, desde que respeitem os princípios da boa-fé e da dignidade das partes. “É uma forma de proteger o patrimônio familiar, especialmente em contextos empresariais ou de herança, mas também uma maneira de trazer previsibilidade ao relacionamento”, afirma.

A inclusão de cláusulas como multa por traição, apesar de polêmica, já encontra respaldo no Judiciário. “A autonomia privada é protegida pelo Código Civil. Havendo consentimento mútuo e ausência de abusos, essas disposições são legítimas e evitam litígios futuros”, diz o tabelião.

Para a advogada Giovanna Araujo, especialista em Direito Empresarial com foco em contratos, o pacto deve ser encarado como instrumento de planejamento, não apenas como um ‘plano B’. “É um contrato como qualquer outro, com validade jurídica, e que precisa refletir a vontade real das partes. Hoje há menos tabu em discutir patrimônio antes do casamento”, afirma.

Ela destaca ainda que o contrato pode conter cláusulas híbridas, adaptadas à realidade de cada casal. “É possível definir regras específicas sobre bens, dívidas, heranças e até empresas familiares, desde que não violem normas imperativas”, explica.

A busca por segurança jurídica, especialmente entre casais com patrimônio prévio ou que desejam evitar disputas no futuro, ajuda a explicar o crescimento desses registros em cartório. E, ao que tudo indica, os pactos antenupciais com cláusulas patrimoniais detalhadas vieram para ficar.

  • Related Posts

    Copa do Brasil feminina: Primeiro dia dos jogos da 3ª fase tem goleada de 10 a 0 e eliminação de bicampeão
    • agosto 5, 2025

    Ao todo 32 times disputam essa fase, divida em 16 jogos, em que os vencedores avançam para a próxima etapa; 3ª fase tem o ingresso das equipes do Brasileiro A1

    Continue lendo
    EUA isentam Brasil de caução de até US$ 15 mil para visto de turismo e negócios
    • agosto 5, 2025

    Novo sistema, que faz parte de um programa piloto, terá início em 20 de agosto e, inicialmente, afetará apenas os viajantes da Zâmbia e do Maláui

    Continue lendo

    Você perdeu

    Nova Agência da F1 Cia. Imobiliária Revoluciona o Mercado em Floripa!

      Shopping OKA Floripa: Celebre o Dia dos Pais no Salão da Saudade

        Descubra as Startups Inovadoras no BRDE Labs SC Growth 2025

          Florianópolis recebe Concerto Romântico da Orquestra Cordas da Ilha no palco do TAC

            Florianópolis recebe Concerto Romântico da Orquestra Cordas da Ilha no palco do TAC

            Concerto da Camerata agita o CIC com Beethoven, Mozart e Rossini em Florianópolis

              Concerto da Camerata agita o CIC com Beethoven, Mozart e Rossini em Florianópolis

              Espetáculo infantil ‘As Aventuras de Pinóquio’ encanta no TAC, em Florianópolis

                Espetáculo infantil ‘As Aventuras de Pinóquio’ encanta no TAC, em Florianópolis