
O avanço do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul depende, neste momento, da decisão dos europeus, segundo Olof Gill, porta-voz de Comércio da Comissão Europeia, nesta quarta-feira (6).
Gill informou que o documento negociado será submetido a todos os países-membros da UE nas próximas semanas, mas o processo de análise e votação pode se estender por alguns meses. Ele explicou que a demora se relaciona ao fato de que, atualmente, a prioridade comercial do bloco está nas tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Alterações no texto atendem demandas europeias
O representante da Comissão Europeia afirmou que o texto a ser apresentado aos europeus é o mesmo aprovado pelo Mercosul em dezembro de 2024, com apenas uma alteração: “maiores medidas de proteção aos consumidores da UE e aos fazendeiros da França”, afirmou Gill ao Broadcast.
Fontes ligadas ao bloco europeu declararam, sob anonimato, que a França lidera a resistência ao acordo Mercosul-UE e, por isso, pressionou por mudanças no texto de dezembro.
Questionado sobre a aceitação dessas mudanças, Gill afrmou que acredita que a maioria dos países da UE “vai concordar” tanto com as adaptações quanto com o texto final.
Ele também destacou que os “benefícios para a UE com o acordo com o Mercosul são grandes”, mas minimizou a possibilidade de que o interesse manifestado por outros países, como o Canadá, em firmar um acordo com o bloco sul-americano, acelere a conclusão e a votação do tratado com os europeus
__
ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
O post Avanço no acordo entre União Europeia e Mercosul depende ‘lado europeu’, diz porta-voz apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.