Justiça determina criação de moradia terapêutica em Florianópolis

Depois de uma batalha judicial que durou mais de uma década, Florianópolis vai finalmente ganhar um Serviço Residencial Terapêutico (SRT) para acolher pessoas egressas do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), localizado na Agronômica. A decisão judicial obriga o Estado e o Município a implantarem o serviço em conjunto, garantindo atendimento e moradia adequados a quem deixou o hospital, mas não tem rede familiar ou social para oferecer suporte.

A ação foi movida pela Defensoria Pública de Santa Catarina em abril de 2015 e, após anos de tramitação e descumprimento de decisões anteriores, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 2.684.563,20 das contas do Estado e do Município. O valor deverá ser usado exclusivamente para a implantação do SRT, incluindo serviços de psiquiatria, psicologia e assistência social.

Atualmente, o HCTP possui 72 vagas oficiais, mas abriga 88 pessoas. Segundo levantamento de junho deste ano, 14 internos já têm indicação médica para morar em um SRT, aguardando apenas a criação desse espaço. Com o novo serviço em funcionamento, mais casos poderão ser identificados e encaminhados.

O SRT faz parte da Rede de Atenção Psicossocial do SUS e funciona como uma casa, e não como um ambiente hospitalar, oferecendo cuidado contínuo para pessoas em sofrimento psíquico grave e persistente. Ele é voltado a quem passou por internações psiquiátricas de longa duração, incluindo as de caráter judicial, e não possui vínculos familiares que permitam o retorno ao convívio social.

A implantação em Florianópolis será um passo importante para reduzir a permanência desnecessária de pacientes no HCTP e garantir que aqueles com alta médica possam seguir o tratamento em um ambiente mais próximo da vida cotidiana, com suporte profissional e condições dignas de moradia.

Além da atuação na Justiça, a Defensoria Pública integra o Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (CEIMPA), que acompanha e avalia ações voltadas à defesa dos direitos de pessoas em sofrimento psíquico, fortalecendo a rede de atenção psicossocial no Estado.

Compartilhe essa informação com quem precisa saber!

Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

O post Justiça determina criação de moradia terapêutica em Florianópolis apareceu primeiro em Agora Floripa – As últimas notícias de Florianópolis e região.

  • Related Posts

    São José inicia reconstrução no Ipiranga para acabar com alagamentos históricos
    • agosto 8, 2025

    A Prefeitura de São José deu início à fase de reconstrução de quatro edículas e dez muros no bairro Ipiranga, dentro das obras de macrodrenagem do antigo Rio da Palha. Com investimento de R$ 4,2 milhões, essa etapa é parte essencial do projeto que visa acabar com os alagamentos históricos que há décadas prejudicam a […]

    O post São José inicia reconstrução no Ipiranga para acabar com alagamentos históricos apareceu primeiro em Agora Floripa – As últimas notícias de Florianópolis e região.

    Continue lendo
    São José abre vagas remanescentes em cursos gratuitos nas Escolas Profissionais
    • agosto 8, 2025

    Moradores e trabalhadores de São José têm uma ótima oportunidade para aprender uma nova profissão ou aprimorar habilidades com as vagas remanescentes disponíveis nas Escolas Profissionais do município. Mantidas pela Prefeitura, as sete unidades oferecem cursos práticos e gratuitos em áreas que vão do artesanato à estética, passando por costura, moda e beleza. Entre as […]

    O post São José abre vagas remanescentes em cursos gratuitos nas Escolas Profissionais apareceu primeiro em Agora Floripa – As últimas notícias de Florianópolis e região.

    Continue lendo

    Você perdeu

    São José inicia reconstrução no Ipiranga para acabar com alagamentos históricos

      São José abre vagas remanescentes em cursos gratuitos nas Escolas Profissionais

        São José celebra 20 anos da Escola de Samba Jardim das Palmeiras

          São José investe em formação para práticas antirracistas na rede municipal

            São José fecha 30 pontos com bebidas irregulares e reforça fiscalização

              São José inicia troca dos abrigos de ônibus em locais estratégicos