Sobretaxa preocupa agro brasileiro e pode afetar pequenos produtores, diz coordenador do Insper Agro Global

Previsto para entrar em vigor nesta quarta-feira (7), o tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, preocupa o agro brasileiro. O coordenador do Centro Insper Agro Global, Marcos Jank, alertou para os possíveis impactos da medida sobre as exportações do agronegócio brasileiro. Em entrevista ao Jornal Times Brasil – Exclusivo CNBC, ele destacou que, embora produtos como celulose e suco de laranja tenham ficado de fora da sobretaxa, cerca de 80% das exportações do agro brasileiro para os EUA seguem vulneráveis.

Leia mais:

Trump diz que estuda nova tarifa para países que importam energia russa; Brasil pode ser afetado

Segundo Jank, o café é um dos itens mais sensíveis, representando 30% das importações do produto pelos norte-americanos. Apesar de os Estados Unidos não produzirem café, o produto foi incluído na lista de tarifas, o que, na visão do especialista, não tem justificativa econômica. A expectativa é que a pressão de grandes empresas do setor, como Starbucks e McDonald’s, leve à exclusão do item nas próximas rodadas. Já produtos como carne bovina, açúcar, frutas tropicais, pescados e etanol também preocupam, especialmente por sua relevância para pequenos e médios produtores.

Jank ressaltou ainda que a sobretaxa ameaça principalmente cadeias produtivas compostas por agricultores familiares, como é o caso da tilápia, das frutas frescas e do café cultivado por cooperativas de pequenos produtores. “Mesmo que os EUA representem cerca de 6% das exportações do agro brasileiro, essas medidas mudam as regras do comércio internacional e criam instabilidade”, afirmou. Ele citou que o modelo de regras da OMC, como o princípio da nação mais favorecida, está sendo superado por disputas unilaterais, ampliando os riscos para países exportadores como o Brasil.

O coordenador do Insper também chamou atenção para os efeitos indiretos das negociações comerciais dos EUA com outros países, como China, Japão e União Europeia, que podem resultar em acessos preferenciais e prejudicar a competitividade brasileira. Diante do cenário, ele defendeu maior presença do governo brasileiro em Washington e articulação com o setor privado. “É hora de conversar, de estar presente. Precisamos retomar o diálogo com os EUA com urgência”, concluiu.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

O post Sobretaxa preocupa agro brasileiro e pode afetar pequenos produtores, diz coordenador do Insper Agro Global apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

  • Related Posts

    Ações da Duolingo disparam 30% com projeções mais fortes impulsionadas por IA
    • agosto 8, 2025

    As ações da Duolingo dispararam mais de 30% após a plataforma de ensino de idiomas elevar suas projeções de receita, impulsionada pelo forte crescimento no número de usuários com o apoio da inteligência artificial. A empresa aumentou sua previsão de receita anual para uma faixa entre US$ 1,01 bilhão e US$ 1,02 bilhão, acima da […]

    O post Ações da Duolingo disparam 30% com projeções mais fortes impulsionadas por IA apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

    Continue lendo

    Você perdeu

    São José inicia reconstrução no Ipiranga para acabar com alagamentos históricos

      São José abre vagas remanescentes em cursos gratuitos nas Escolas Profissionais

        São José celebra 20 anos da Escola de Samba Jardim das Palmeiras

          São José investe em formação para práticas antirracistas na rede municipal

            São José fecha 30 pontos com bebidas irregulares e reforça fiscalização

              São José inicia troca dos abrigos de ônibus em locais estratégicos