5 benefícios da leitura para a saúde, segundo a ciência

Com o crescente uso de telas, muitas pessoas têm buscado realizar atividades offline, como ler, por exemplo. Desenvolver o hábito da leitura traz muitas vantagens, e os benefícios vão muito além de estimular a imaginação. 

Além de ser uma ferramenta fundamental para o ser humano se comunicar com os demais, ler também é peça chave para adquirir conhecimentos, desenvolver pensamento crítico e se entreter.

É certo que todos nós lemos em vários momentos do dia, seja uma placa de ônibus, a mensagem de um amigo no WhatsApp, uma notícia, meme ou mesmo um e-mail. Mas a leitura aprofundada, por meio de livros, é a que comprovadamente traz consequências positivas.   

Por isso, o Olhar Digital separou cinco benefícios da leitura segundo a ciência para te inspirar a adquirir esse novo hábito e sair um pouco do celular.

1 – Aprimoramento da memória

Diversos estudos apontam que durante a leitura, ocorre um aumento significativo das conexões neurais, intituladas de sinapses. Essas conexões são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro e consequentemente da memória.

Homem com olhar preocupado, pois esqueceu alguma coisa devido sua péssima memória
Homem com olhar preocupado, pois esqueceu alguma coisa devido sua péssima memória (Imagem: Bits And Splits/Shutterstock)

Neste sentido, o hábito da leitura é uma espécie de ginástica para o cérebro. Quanto mais lemos, mais estimulamos o cérebro a reconhecer e a guardar novas informações que podem ser utilizadas lá na frente. Ou seja, estimular essas conexões neurais mantém o órgão ativo e em pleno desenvolvimento. 

2 – Melhora da concentração

Um dos maiores problemas de adolescentes e adultos atualmente é manter o foco e a concentração por um tempo prolongado. E isto acontece por conta do alto consumo de conteúdos curtos disponíveis nas redes sociais, segundo artigo publicado na plataforma Scielo Brasil.   

Com duração de poucos segundos e edições estratégicas, esses vídeos são altamente viciantes, pois além de serem apelativos em relação a cores e movimentações dinâmicas, exigem pouco do cérebro, levando o órgão a surfar numa eterna zona de conforto.  

A leitura proporciona benefícios primordiais, como o desenvolvimento do pensamento crítico, a empatia e a capacidade de se concentrar por períodos prolongados. A exposição constante a conteúdos rápidos e efêmeros nas redes sociais pode levar à diminuição da capacidade de atenção e à superficialidade no entendimento de temas complexos”, apontam os autores.

Leia mais:

3 – Diminuição do estresse

Por envolver o estímulo da imaginação, mentalização e aprendizagem, o cérebro é obrigado a ficar no presente. Ao se ocupar com um conteúdo útil e focado, a mente não fica constantemente fantasiando cenários futuros, uma das causas da ansiedade. 

Mulher segurando e lendo um livro
Pessoa lendo um livro (Imagem: fizkes/Shutterstock)

Isto foi comprovado por um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra. Constataram que o hábito da leitura tem o poder de reduzir os níveis de estresse em até 68%. Durante a pesquisa, eles observaram ainda que os participantes do estudo tiveram uma diminuição da frequência cardíaca e aliviaram tensões musculares.

4 – Ampliação do repertório

Quem lê se torna mais interessante. Ao desenvolver o hábito da leitura, automaticamente haverá um aumento no repertório cultural, seja com a aprendizagem de novas palavras ou conhecimento de outras realidades e vivências — o que traz uma visão de mundo menos estreita e mais ampliada.  

Muitos professores são enfáticos em dizer: quem quer escrever melhor, tem que ler. Não à toa, quando uma criança está na fase de alfabetização, a leitura é uma das atividades mais importantes nesse processo.

Mas ampliar o conhecimento sobre outras culturas e novas palavras não deve ficar restrito à infância, é uma aprendizagem importante durante toda a vida adulta.

5 – Prevenção de doenças neurodegenerativas 

Os benefícios da leitura não são eficientes apenas no presente, mas também a longo prazo. Ler pode proteger a mente de doenças neurodegenerativas, ou pelo menos atrasar a aparição dos sintomas de diversos tipos de demência e também do Alzheimer.

Anatomia do cérebro humano sem uma peça de quebra-cabeça com comprimidos de remédio em fundo roxo. Conceito de tratamento para Alzheimer, demência e doença de Parkinson. Cuidados com a saúde mental.
Remédios para diminuir os efeitos do Alzheimer, uma doença neurológica degenerativa e progressiva (Reprodução: Shutterstock_Orawan Pattarawimonchai)

Um outro artigo, desta vez da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, aponta ainda um dado intrigante, de que a maior incidência do Alzheimer está em pessoas com baixa escolaridade, e também daquelas que não sabem ler. 

O que demonstra a importância da leitura na prevenção das doenças neurodegenerativas, na manutenção da função cognitiva e consequentemente para um envelhecimento mais saudável. 

O post 5 benefícios da leitura para a saúde, segundo a ciência apareceu primeiro em Olhar Digital.

  • Related Posts

    Você perdeu

    Ram Rampage 2.0 Laramie 2025: por que comprar a picape médio-compacta de R$ 283.990?

      Ato bolsonarista bloqueia Av. Beira-Mar Norte em Florianópolis

        Trânsito muda em três ruas do Centro Histórico de São José a partir desta terça (3)

          Trânsito muda em três ruas do Centro Histórico de São José a partir desta terça (3)

          Entenda como buscar atendimento em São José e evitar filas na UPA

            Entenda como buscar atendimento em São José e evitar filas na UPA

            Florianópolis ganha 40 novos leitos no Hospital Infantil Joana de Gusmão

              Florianópolis ganha 40 novos leitos no Hospital Infantil Joana de Gusmão

              Justiça tenta evitar nova greve em Florianópolis com mediação entre prefeitura e servidores