
Manter os pneus do seu carro e da sua moto em bom estado é essencial para garantir a segurança e o bom desempenho de ambos. No caso do primeiro automóvel, entre os principais cuidados estão o balanceamento e alinhamento, ações importantes que equilibram o conjunto de pneu e roda, além de evitar grandes desgastes. Entretanto, isso não é suficiente, já que algumas atitudes do condutor podem fazer com que esse componente rasgue.
Quer saber quais são essas atitudes para que você possa evitá-las? A seguir, o Olhar Digital traz uma lista com 6 descuidos que rasgam os pneus de carro e até mesmo moto.
6 descuidos que podem rasgar os pneus do seu veículo
Pode ser que você cometa alguns dos descuidos citados a seguir. Por isso, leia com muita atenção para evitar repetir os mesmos erros ao dirigir o seu carro ou pilotar a sua moto.
1. Passar por buracos e valetas em alta velocidade

Nesse caso, o grande risco de rasgar os pneus está nas bordas afiadas dos buracos, especialmente quando se passa por eles em alta velocidade. Quanto mais veloz estiver o veículo, maior será a força aplicada entre o pneu e a falha na pista, fazendo com que o componente do carro ou moto se deforme e até rompa.
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2. Encostar ou raspar no meio-fio

O meio-fio também pode estar deformado ou apresentar partes pontiagudas, o que aumenta o risco de ele rasgar os pneus de seu carro ou moto. Por isso, evite ao máximo encostar nele.
3. Rodar com pneus murchos ou mal calibrados

Deixar os pneus murchos é uma ação que pode resultar no rasgo desse componente. A calibragem mal feita também pode acarretar esse problema. Por isso, ao calibrar os pneus, sempre utilize a margem indicada pelo fabricante.
4. Ignorar objetos na pista (pedras, pregos, cacos de vidro e pedaços de metal)

Fique muito atento na pista para que você não passe com os pneus de seu carro ou moto em cima de algum objeto que possa cortá-lo, como cacos de vidro, metais pontiagudos e outros objetos cortantes.
5. Usar pneus recapados ou vencidos

Os pneus recapados são componentes usados que passaram por um processo de recuperação. Segundo a Resolução nº 158/2004 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é proibido o “uso de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações”. Isso porque elas não proporcionam um alto nível de segurança, sendo mais frágeis.
A utilização em carros é permitida, porém, esse tipo de pneu costuma ter uma vida útil mais curta, o que pode afetar a sua resistência no dia a dia.
Não há uma validade específica determinada para os pneus, mas as empresas, normalmente, estipulam um prazo de cinco anos de vida útil para os pneus, contando a partir da data de fabricação deles. Após esse período é normal que o componente comece a ressecar e perder suas propriedades, ficando mais suscetível a problemas.
6. Fazer cavalo-de-pau

De acordo com o artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a demonstração de perícia em manobra de veículo automotor é ilegal. Isso inclui o cavalo-de-pau. A ação é considerada crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão da carteira de motorista ou a proibição de ter a habilitação para conduzir o automóvel.
Além disso, conforme uma postagem do Detran no Instagram, “a manobra pode causar danos significativos ao veículo, incluindo desgaste excessivo dos pneus, danos à suspensão e aos componentes da transmissão”.
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